Membros

FOTO_CARLA_RIBEIRO

 

Carla Andréa Ribeiro – Psicóloga, especialista em Gestão de Projetos e mestre em Ciência da Informação. Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Atua na Assistência Social desde 1993 e nesse período com passagens pela Secretaria Municipal de Saúde. A experiência na política de Assistência Social é concentrada na área de gestão, como professora em cursos de especialização e do Capacita SUAS e como consultora. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4131986677138116

 

Foto - Enrico Braga

 

Enrico Martins Braga – Psicólogo (2003), possui Especialização em Dependência Química pela Universidade Federal de São João del-Rei (2010).  Analista de Políticas Públicas na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS-Leste – Serviço de Proteção Social a Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Tem participado de modo orgânico e ativo do Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS (FMTSUAS-BH) e da rearticulação do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS em Minas Gerais (FETSUAS-MG). Possui experiência nas seguintes áreas: Psicologia Jurídica, Psicologia e Políticas Públicas e Psicologia Clínica, com atuação nos seguintes temas: Toxicomania, Psicanálise, Medidas Socioeducativas, Sistema Único de Assistência Social, Proteção Socioassistencial e Prevenção à Criminalidade. Representante do Conselho Federal de Psicologia no Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0434708697181417

 

Foto - Leovane

 

Leovane Gregório – Graduado e licenciado em Psicologia. Técnico em Assistência Social no Governo do Distrito Federal há mais de 20 anos, onde atua no Núcleo de Atendimento Integrado/ Unidade de Atendimento Inicial ao adolescente que comete ato infracional, unidade essa que tem a parceria de sete órgãos, sendo um deles a SEDEST. Possui experiência em Gestão Administrativa e Técnica; com atuações: no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (FNAS, Proteção Social Básica, ProJovem Adolescente entre outros). Dirigente por dois mandados do CRP 01 DF; Conselheiro do CAS DF do qual foi Presidente; Conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS/MDS,  retornando para um novo mandato biênio 2014 a 2016, representando Conselho Federal de Psicologia – CFP; Representante do Conselho Federal de Psicologia no Fórum Nacional do Trabalhadores do SUAS – (FNTSUAS); Dirigente Sindical do Sindicato que representa os servidores públicos da Assistência Social.

 

Meire-Nunes-Viana

 

Meire Nunes Viana – Possui graduação em Psicologia nas Faculdades Metropolitanas Unidas/SP (1982). É Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela UECE (2006). Tem especialização na Abordagem Gestáltica com Crianças e Adolescentes pelo Instituto Sedes Sapientiae/SP (1989). Possui Titulo Profissional de Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Escolar Educacional pelo CRP 11 (2002). Atuou na Fundação Wilson Pinheiro com grupos de Educação Popular sob a coordenação do Prof. Paulo Freire (1983-1985). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestalt-terapia, Psicoterapia Infanto Juvenil e familiar, Psicologia Educacional, Proteção e Projetos Sociais. Atuou na Gestão do CRP 11 (1995-1997) e na Presidência da Comissão de Psicologia Educacional (2000/2003), Compôs o Grupo Gestor fundador do PSINDCE (1995-1997) e atua na Diretoria Colegiada há duas gestões (2008/atual). Participou da Diretoria Executiva da FENAPSI (1995-1997) Atuou na Gestão do SPA da FCRS (2010/2011). Atuou como articuladora regional junto ao CNAS no debate sobre o SUAS. Atualmente atua na direção no Instituto Crisálide – Centro de Gestalt-terapia, desenvolvendo ações de consultoria educacional e cursos de formação profissional nas áreas social, educacional e clínica.

 

rogerio-de-oliveira-silva1

 

Rogério Oliveira – Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, foi fundador e primeiro presidente da Cooperativa de Trabalho dos Psicólogos de Belo Horizonte (Cooperar: psicologia e sociedade). Hoje é Diretor da Circular – Núcleo de Referência Social e Humana (Consultoria Empresarial em Belo Horizonte), Coordenador da Comissão Intersetorial de Controle e Prevenção de Acidentes de Trânsito da Cidade de Belo Horizonte (política pública) e Consultor de Promoção da Saúde no Trabalho e Redução dos Riscos. Foi Conselheiro Presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais de 2007 a 2010, membro do plenário do mesmo Regional de 2004 a 2007.

 

Ampliada:

Fóruns Estaduais dos Trabalhadores do SUAS (FET-BA)

 

 

Marcelo Tourinho de Garcia Soares

Vânia Maria Machado

 

Norte

Mariana-Baldoino-da-CostaMariana Baldoino da Costa – Psicóloga graduada pela UFPR (2004), Mestre em Sociedade e Cultura (2011), Especialista em Psicodrama Terapêutico (2006). Tem experiência na área de Psicologia Social e Clínica, com ênfase em Avaliação Psicológica e Grupos. Doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, UFAM.Atualmente atua como Psicóloga no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do UNINORTE Laureate Universities, realizando atendimento Psicossocial e orientação de acadêmicos. Professora Universitária do Curso de Psicologia e do Direito Uninorte desde 2011.Atuou como Psicóloga da FAS(Fundação de Ação Social de Curitiba) 2004-2006.

 

Sul

livia

 

Livia Fontana – Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formação em Psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Santa Catarina (EBP-SC). Especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicologia Social, Saúde Mental, Saúde Coletiva, Assistência Social. Atua como coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Florianópolis (SEMAS / PMF). Atua como tutora do Curso de Atualização Crise e Urgência em Saúde Mental, parceria entre Ministério da Saúde (MS), Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como tutora do curso de Aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica com Ênfase nos NASF, parceria entre Ministério da Saúde (MS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) / Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Militante do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial (MNLA). Dirigente do Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina (SinPsi-SC). Já foi conselheira do Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis (CMS) e conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social de Santa Catarina (CEAS-SC).

 

Nordeste

Foto - Nilton 1

 

Nilton Santos da Silva – Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Maurício de Nassau. Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAL, desenvolvendo pesquisa sobre a atuação do psicólogo na Proteção Social Básica do SUAS. Desenvolve atividades profissionais no âmbito do Centro de Referência de Assistência Social de Maceió, desde 2008. Membro titular do Conselho Municipal de Assistência Social de Maceió, representando o CRP-15.

 

Sudeste

Monica de Vasconcellos Dias– Psicóloga, Puc-RJ – 1989; Mestre em Psicologia Clinica, Puc-RJ -1995. Doutora em Psicologia Clinica, Puc-RJ – 2000. Especialista em Psicologia Juridica, UCAM -2004. Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida – membro da rede Ilumno. Professora colaboradora do curso de Especialização em Terapia de Família e Casal – Puc-RJ. Pesquisadora do Laboratório de Prática Sociais Integradas (LAPSI – UVA). Pesquisas desenvolvidas com interfaces no SUAS: Programa de Extensão  e Pesquisa Interdisciplinar para aprimorar a pratica profissional de garantia de direitos de crianças e adolescentes e apoio à familia (2011-2013); Família, maus tratos e abrigamento:contribuições da psicologia ao sistema de garantia de direitos (2011-2013); Articulações entre o Sistema de Garantia de Direitos de crianças e adolescentes e os serviços da proteção especial (2012); Maus tratos e proteção: desafios para o Psicólogo no Sistema de Garantia de Direitos (2012); Abrigamento e proteção à criança e ao adolescente: contribuições da psicologia (2011); Abrigamento/Desabrigamento de crianças e adolescentes em situação de risco social: contribuições da Psicologia (2010); Familias em situação de risco e intervenções psicossociais (2009); Atendimentos as famílias em contextos clinicos e sociais: mapeando e sistematizando propostas de trabalho (2014); Preparando famiilas adotivas:reflexões sobre o trabalho de um grupo de apoio a adoção (2014).

 

Centro-oeste

Gardenia-S-Furtado-LemosGardenia S. Furtado Lemos – Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO, Mestrado em Psicologia também pela PUC-GO e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, desenvolvendo pesquisas com foco em saúde do trabalhador. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em docência em graduação e pós graduação em Psicologia do Trânsito, Psicologia Social e do Trabalho e Psicologia da Educação. É responsável técnica pela Clínica Psicometran onde atua na área do trabalho e de trânsito.  Diretora de Proteção Social Especial do Município de Goiânia (2013 – 2016). Membro do conselho diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP – Regional Centro-Oeste, membro do Conselho Municipal de Assistência Social e da Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia, participa de grupos de trabalho (GTs) desenvolvendo projetos e ações referentes à população de rua, profissionais do sexo, medidas socioeducativas, trabalho infantil e violência familiar.