31/07/2015 às 14h44 - Atualizado em 31/07/2015 às 14h44

Fórum de trabalhadores do SUAS e comissão de psicólogos na assistência social são criados no Acre

COEPAS_FETSUAS_ACRE

Com apoio da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), foi criada, no último dia 16 de julho, a Comissão Estadual de Psicólogos na Assistência Social do Acre (COEPAS-Acre). A iniciativa foi resultado da articulação entre CFP e o Conselho Regional de Psicologia do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima (CRP -20ª região).

A criação da COEPAS-ACRE foi um passo fundamental para a concretização do Fórum Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FETSUAS-Acre), já no dia 17 de julho. A entidade já vinha sendo discutida entre essas instituições, com apoio do Sindicato dos Sociólogos, dos conselhos Regional (CRESS) e Estadual de Assistência Social (CEAS) do Acre, além da orientação do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS do estado (FNTSUAS-Acre).

A COEPAS-Acre e o FETSUAS-Acre foram anunciados em eventos realizados no Auditório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Acre, entre os dias 16 e 17 de julho, com a participação dos representantes das entidades envolvidas e gestores da assistência social do município e do estado. Trabalhadores do SUAS local e de alguns municípios, como Manoel Urbano, Xapuri e Capixaba, além de acadêmicos, professores, aposentados de varias categorias profissionais, também estiveram presentes.