23/11/2020 às 15h41 - Atualizado em 23/11/2020 às 15h41

CFP chama categoria para responder Censo SUAS 2020

Além do referido questionário, psicólogas (os) poderão responder, a partir do dia 26/10, consulta pública sobre o documento “Diretrizes para a atuação da Política de Assistência Social em Contextos de Emergência Socioassistencial”

CFP chama categoria para responder Censo SUAS 2020

O Ministério da Cidadania disponibiliza, desde o dia 14 de setembro último, a coleta de informações sobre a gestão e o atendimento do Cadastro Único e Programa Bolsa Família por meio do Censo SUAS. Todas as informações estão disponíveis em https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/censocidadania/index.php.

O Censo SUAS é o principal instrumento nacional de coleta de informações sobre a gestão da Assistência Social. A coleta será feita, principalmente, por meio do questionário do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do novo questionário do Posto do Cadastro Único, lançado em 2020.

Para a coordenadora da Comissão Nacional da Psicologia na Assistência Social (CONPAS) e conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Neuza Guareschi, o Censo SUAS é importante no sentido de prevenção e efetivação das necessidades de estruturação e acompanhamento da aplicação dos recursos federais para a Assistência Social, bem como a qualidade da oferta dos serviços. “Com isso, claro, proporcionar acesso possível dos direitos sociais para as populações que buscam melhores condições de vida”, destaca.

Os questionários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Gestão Municipal e Estadual também coletam informações importantes sobre o Cadastro Único.

Preencher o Censo SUAS é fundamental para que o Ministério da Cidadania, e todo o país, conheçam a realidade da gestão de cada município! Para mais informações sobre o Censo SUAS e como preencher, consulte o documento disponibilizado no site do Ministério da Cidadania.

Clique aqui para acessar o Questionário Posto de Cadastro Único.

Prazos:

Os questionários CRAS já estão abertos para preenchimento desde o dia 14 de setembro e ficarão disponíveis até o dia 13 de novembro.

Já o questionário Posto de Cadastro Único estará disponível para preenchimento a partir do dia 05 de outubro e ficará aberto até o dia 27 de novembro.

O questionário pode ser preenchido diretamente no sistema eletrônico (https://sso.acesso.gov.br/login ), ou primeiramente no papel, assinado pelo agente público responsável.

Para mais informações, consulte o Manual completo do Censo SUAS
Se as dúvidas persistirem, acesse: 

– Chat: http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php

– E-mail: vigilanciasocial@cidadania.gov.br

– Pelo telefone: 121

– Formulário eletrônico de e-mail: http://fale.mdsvector.site:8080/formulario/

– Ou ainda pelos telefones (61) 2030-3118, 3954, 3951 ou 3133

Consulta pública

Além do Censo SUAS, psicólogas (os) que atuam na Assistência Social precisam responder a consulta pública sobre o documento “Diretrizes para a atuação da Política de Assistência Social em Contextos de Emergência Socioassistencial”. . Elaborado e disponibilizado pela Secretaria Nacional de Assistência Social da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social/Ministério da Cidadania texto apresenta um conjunto de ações a ser empreendido pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) antes, durante e após contextos de emergência, considerando-se as especificidades e competências de cada ente nas três esferas de governo.

Esta versão preliminar é produto de um Grupo de Trabalho da Secretaria Nacional de Assistência Social e a proposta é que seja um ponto de partida para futuras pactuações e aprovações pelas instâncias de deliberação do SUAS, que poderão culminar em protocolos de gestão, sem prejuízo aos planos locais já existentes.

A contribuição de todas (os), destacadamente gestoras (es), trabalhadoras (es) e conselheiras (os) dos três níveis da federação responsáveis pela condução e implementação das ações socioassistenciais, fará deste documento um marco para o SUAS.

Sobre a consulta pública, a conselheira Neuza Guareschi diz que a importância da Psicologia se dá pelo grande número de profissionais que atuam nesses equipamentos da Assistência Social tanto na gestão quanto no controle desta política. “Geralmente passa pela Psicologia a avaliação e a distribuição desses recursos e com isso a boa efetivação destas práticas psicológicas”, ressalta.

As contribuições serão recebidas a partir do dia 26/10/2020 até 22/11/2020, exclusivamente pelo formulário eletrônico que será disponibilizado a partir do início do referido prazo.

Acesse o Censo SUAS 2020

Acesse a consulta pública sobre Diretrizes para a atuação da Política de Assistência Social em Contextos de Emergência Socioassistencial

Com informações do blog do SUAS e site do Ministério da Cidadania