29/05/2015 às 16h19 - Atualizado em 29/05/2015 às 16h19

CFP realiza debate online sobre participação da Psicologia na assistência social

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove, na próxima segunda-feira (4/5), o debate online “A participação da Psicologia na formulação da política de assistência social e no controle social na perspectiva dos usuários e psicólogos”.

Participam da atividade o técnico em Assistência Social da Secretaria da Assistência Social e Transferência de Renda (Sedest) e integrante da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (Conpas), Leovane Gregório, o coordenador Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Roberto Oliveira Alves, e Samuel Rodrigues, coordenador do Fórum Nacional da População de Rua.

O debate abordará questões relacionadas à participação das (os) psicólogas (os) no processo de construção e consolidação da Política Nacional de Assistência Social, com vistas a discutir a organização coletiva da categoria profissional e dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), baseada no exercício da participação democrática direta nas instâncias de avaliação, definição de diretrizes, deliberação e controle social no compartilhamento da gestão pública, mobilização para a construção da participação social nas conferências municipal, estadual e federal de Assistência Social.

O evento pretende, ainda, difundir a importância dos profissionais psicólogos e usuários no processo de construção e do protagonismo das (os) trabalhadoras (es) e usuários do Suas, promovendo o debate entre psicólogas (os), universidades e cidadãos que têm acesso aos direitos socioassistenciais.

“Também queremos apresentar aos profissionais, docentes e estudantes, elementos para viabilizar um processo constante de mobilização social no intuito de elaborar propostas para as etapas municipal, estadual e federal das Conferências de Assistência Social”, completa Leovane Gregório, que representará o CFP no debate.

O debate acontecerá das 14h às 16h, na sede do CFP, e terá transmissão online pelo site http://www2.cfp.org.br/aovivo/conpas/2015/05/. Você pode enviar suas perguntas para o e-mail eventos@cfp.org.br ou via redes sociais por meio da hashtag #DebateCFP.