18/10/2021 às 9h20 - Atualizado em 18/10/2021 às 9h20

CFP realiza etapa Sudeste do webinário preparatório para II Mostra de Práticas em Psicologia no SUAS

No próximo dia 13 de setembro, às 15h, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizará a segunda etapa dos eventos preparatórios para a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Desta vez, o Webinário organizado pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (CONPAS/CFP) será da Região Sudeste, com o tema “Emergências e desastres: práticas da psicologia no SUAS frente ao cenário pandêmico e à ausência de planos de contingência”.

O objetivo dos webinários é viabilizar diálogos preparatórios para os eixos da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social e para o fazer da Psicologia no Sistema Único da Assistência Social, sobretudo no contexto da pandemia.

O webinário da Região Sudeste conta com a participação de especialistas na área e será transmitido on-line, pelo canal do Youtube do CFP, Facebook e Twitter, com acesso nacional a toda a categoria.

A realização é uma proposta da CONPAS/CFP, em articulação com os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) integrantes das respectivas regiões do país onde ocorrerão as próximas etapas.

Confira o currículo das(os) convidadas(os) do webinário da Região Sudeste:

Cecília Ribeiro (CRP 04/44046)
Psicóloga e Mestra em Psicologia pela UFSJ. Membro da Comissão de Emergência e Desastres, CRPMG. Coordenadora da área temática de saúde da assessoria técnica das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, na região 2 da Bacia do Rio Paraopeba, AEDAS.

Débora Noal (CRP 01/16679)
Psicóloga, Pós-Doutora em saúde pública (ENSP/FIOCRUZ), Doutora e mestre em Psicologia (UnB), com Doutorado Sanduíche na Division of Social and Transcultural Psychiatry (McGill University, Canadá).Trabalhou junto a Médicos Sem Fronteiras, em projetos nacionais e internacionais, atuando no desenvolvimento e coordenação de estratégias de saúde mental coletiva, atendimentos clínicos individuais e grupais voltado para sobreviventes de desastres e populações vivendo em contextos de extrema vulnerabilidade nos continentes Americano, Africano e Asiático. Atualmente coordena o grupo de pesquisadores em saúde mental e atenção psicossocial em desastres e pandemias da Fiocruz.

Joari Carvalho (CRP 06/88775)
Graduação em psicologia (2004) e mestrado em psicologia social (2009), pelo IPUSP. Formação na Escola de Governo de São Paulo (2004). Psicólogo social na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano – SP (desde 2008), onde atuou em atendimento pelo Creas e em funções de gestão na supervisão de convênios, em assessoria técnica estratégica de gestão do Suas e retornou à vigilância socioassistencial. Ex-colaborador da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (2018 e 2019) e ex-conselheiro membro de grupos de trabalho, comissões e núcleos sobre assistência social e emergências e desastres do CRP- SP (2009 a 2016). Ex-articulador e coordenador do Fórum Estadual de Trabalhadoras e Trabalhadores do Suas em São Paulo, representando o CRP-SP (2009 a 2016).

Próximas etapas

Região Centro-Oeste: 30/09/2021, às 15h
Tema: “Vigilância Socioassistencial e Proteção Social: infância e juventude como prioridade absoluta”

Região Nordeste: 05/10/2021, às 15h
Tema: “Gestão dos direitos socioassistenciais visando a resolutividade das demandas e a emancipação social dos usuários”

Região Norte: 07/10/2021, às 15h
Tema: “Participação e equidade no controle social: a garantia dos direitos sociais na diversidade dos territórios”.

Assista aqui o Webinário da Região Sul