09/09/2021 às 17h13 - Atualizado em 09/09/2021 às 17h13

CFP realiza webinários regionais para a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

Eventos de caráter preparatório serão realizados em setembro e outubro e têm como tema “O fazer da Psicologia no SUAS no contexto da pandemia”

CFP realiza webinários regionais para a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

“O fazer da Psicologia no SUAS no contexto da pandemia”. Este é o tema da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que deverá ocorrer em 2022, a depender das condições sanitárias futuras. Para tanto, a Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do Conselho Federal de Psicologia (CONPAS/CFP) organiza nos meses de setembro e outubro deste ano os eventos preparatórios nas cinco regiões do país.

A realização dos webinários é uma proposta da CONPAS/CFP, em articulação com os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) integrantes das respectivas regiões do país. O objetivo é viabilizar diálogos preparatórios sobre os temas propostos – que convergem para os eixos da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social e para o fazer da Psicologia no Sistema Único da Assistência Social , sobretudo no contexto da pandemia.

A conselheira do CFP e coordenadora da CONPAS, Neuza Guareschi, destacou que a política nacional da Assistência Social tem se tornado um campo muito importante de atuação profissional da Psicologia, principalmente nesse contexto de pandemia, em que a desigualdade social tem se acentuado, “então, eu acho que o trabalho da Psicologia tem se comprometido politicamente com a sociedade, no sentido de poder trabalhar na garantia de direitos ou na busca de direitos a toda população brasileira”, reforça.

Webinários para Mostra do SUAS

Os webinários serão transmitidos online, pelo canal do Youtube do CFP, Facebook e Twitter conforme datas listadas a seguir, e, embora especificados por região do país, serão de alcance nacional e com acesso estendido a toda a categoria:

Região Sul: 09/09/2021, às 15h 

Tema: Gestão democrática e a construção de orçamentos com participação: o que a Psicologia tem a ver com isso?

Região Sudeste: 13/09/2021, às 15h 

Tema: “Emergências e desastres: práticas da psicologia no SUAS frente ao cenário pandêmico e à ausência de planos de contingência”

Região Centro-Oeste: 30/09/2021, às 15h 

Tema: “Vigilância Socioassistencial e Proteção Social: infância e juventude como prioridade absoluta”

Região Nordeste: 05/10/2021, às 15h 

Tema: “Gestão dos direitos socioassistenciais visando a resolutividade das demandas e a emancipação social dos usuários”

Região Norte: 07/10/2021, às 15h

Tema: “Participação e equidade no controle social: a garantia dos direitos sociais na diversidade dos territórios”.

Os temas de cada webinário também se constituirão como eixos temáticos da Mostra prevista para 2022, da qual a categoria poderá participar apresentando práticas relacionadas aos eixos.

Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

Em 2019, a CONPAS/CFP realizou a I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social, espaço para compartilhamento, reflexão e construção de experiências, saberes e práticas sobre a presença da Psicologia na Política Pública de Assistência Social. O objetivo geral da Mostra foi possibilitar e promover a construção coletiva de referências e aprimoramentos para o fazer ético-político da(o) psicóloga(o), de forma a pensar a atuação nos serviços, na gestão e no controle social da assistência social. A Mostra ocorreu nas cinco regiões do país, culminando com uma atividade nacional.