29/05/2015 às 16h22 - Atualizado em 29/05/2015 às 16h22

#CFPNoConpsi Situação e gestão do SUAS são temas de debate no Conpsi

As duas mesas contaram com a presença de representantes da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas)

 

19315_965467560151769_176044776064112248_nO Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi tema de duas meses de debates, nesta quinta-feira (14), durante o 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (Conpsi). Ambos contaram com a presença de representantes da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas) do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Na parte da manhã, Enrico Braga, da Conpas, debateu o tema “Psicologia e Proteção Social Especial de Média Complexidade do Suas” com Marcelo Gomes Pereira Júnior, da Universidade Fumec (MG) e Aline Rose Inácio Pinho, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social do Distrito Federal (Sedest-DF) e Universidade de Brasília (UnB). Em sua intervenção, Braga traçou um cenário da presença da Psicologia na Assistência Social e essa relação na construção de políticas públicas, passando ainda pela legislação correspondente ao tema, a formação das equipes de referência e os gargalos que enfrentam, até um detalhamento do termo proteção social de média complexidade.

Após a fala de Braga, o primeiro a participar da mesa, Marcelo Gomes e Aline Rose falaram de suas experiências no SUAS contextualizando com assuntos de suas teses de mestrado. Marcelo é autor de “A atuação da Psicologia no SUAS: um enfoque no CREAS, em seus desafios e potencialidades” e Aline Rose do “O atendimento a famílias em situação de abuso sexual: um estudo exploratório”.

Para Aline, uma das principais funções destas mesas de debate é apresentar, principalmente aos alunos de Psicologia, como funcionam as políticas públicas relacionadas à Assistência. “Quando eu passei no concurso, eu mal sabia o que era o CREAS, porque não haviam tratado no assunto na faculdade. Acho que isso vem mudando e espero que, cada vez mais, os estudantes saibam do que se trata”, ponderou.

Gestão do SUAS

Na segunda mesa, o representante da Conpas, Leovane Gregório, ao lado de Adriana de Paula Reis, da Secretaria Municipal de Administração de Betim, e Fabiana Itaci Corrêa de Araujo, da Universidade Federal de Goiás, debateram sobre a “Psicologia e gestão do Sistema Único de Assistência Social”.

Nesta mesa, os presentes abordaram mais a forma de organização e atuação da categoria em políticas públicas. “A mesa foi muito importante porque conseguimos colocar a discussão em uma perspetiva diferente, reunindo informações para um mapeamento de como estamos atuando politicamente em defesa da categoria e como podemos melhorar, passando de uma atuação isolada para uma mais coletiva, nacional. Assim, podemos melhorar a discussão da gestão”, ponderou Leovane.

A Psicologia do Trabalho bem como a Social Comunitária também foram citadas como ferramentas de apoio. “Essas são áreas de pesquisa e discussão científica que podem ajudar muito na discussão em relação ao aspecto do trabalho e identificação da identidade do profissional da Psicologia”.