11/06/2019 às 12h10 - Atualizado em 11/06/2019 às 12h12

Confira a programação completa da Etapa Centro-Oeste da Mostra Suas


DATA: 28 E 29 DE JUNHO DE 2019

LOCAL: Auditório II – Bloco C do UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO, localizado a Avenida Dom Orlando Chaves, n° 2.655, Bairro Cristo Rei, Várzea Grande, Mato Grosso.


PROGRAMAÇÃO

Sexta-Feira – 28/06/2019


14h às 15h
– Credenciamento;

15h as 15h30 – Mesa de Abertura:

– Celia Zenaide (Conselho Federal de Psicologia);

– Representante do CRP 01;

– Representante do CRP 09;

– Representante do CRP 14;

– Morgana Moreira Moura Conselheira Presidente do CRP 18

– Representante do UNIVAG-Centro Universitário;

– Representante Psicóloga/o membro do FETSUAS/MT;

– Representante Psicóloga/o da SETASC.

15h30 às 16hApresentação Cultural: Jogral sobre Trabalho Infantil
Crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Várzea Grande – MT.

16h às 18hConferência de  Abertura: Tema: A interface da Psicologia no SUAS com o Sistema de Justiça.

Especialista Convidado: Enrico Martins Braga

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC-Minas, linha de pesquisa: Intervenções Clínicas e Sociais. Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São João Del-Rei e graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Analista de Políticas Públicas na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde coordena a regulação do acesso às Unidades de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes e a equipe responsável pelo apoio técnico à gestão e ao provimento desse Serviço da Proteção Social Especial de Alta Complexidade na Subsecretaria de Assistência Social. Possui experiência nas seguintes sub-áreas: Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia Jurídica e Psicologia Clínica, com atuação nos seguintes temas: Toxicomania, Psicanálise, Medidas Socioeducativas e Protetivas, Sistema Único de Assistência Social, Proteção Socioassistencial e Prevenção à Criminalidade. Foi Integrante do coletivo ampliado do Conselho Federal de Psicologia e membro da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (2014-2016). Membro-fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social – ABRAPAS.

Mediador(a): CRP 09

Intervalo: 18h às 19h

19h às 21hMesa Temática Regional:

Ementa: Apresentar em âmbito regional as ações desenvolvidas pelas Comissões de Psicologia na Assistência Social dos Conselhos Regionais da Região Centro Oeste.

– Representante do CRP 01/DF;

– Representante do CRP 09/GO;

– Representante do CRP 14/MT;

– Sheila Carla Gomes – Conselheira Coordenadora da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP-18/MT

Mediador(a): Célia Zenaide da Silva

Conselheira do XVII Plenário do CFP (Região Sudeste). Representante suplente do CFP na Secretaria Executiva do Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FNTSuas). Psicóloga da rede de Assistência Social em Campinas/SP.


Sábado dia 29/06/2019

08h30 às 11h30 – Mostra de Práticas em Psicologia na Assistência Social

EIXO I: Rede e intersetorialidade;

EIXO II: Identidades, saberes e territórios;

EIXO III: Práticas coletivas e processos grupais;

EIXO IV: Processos de trabalho e interdisciplinaridade;

EIXO V: Participação, construção do protagonismo e controle social

EIXO VI: Descriminalização da pobreza e combate ao preconceito.

14h às 16h – Conferência de encerramento: Psicologia no SUAS:  perspectivas e desafios no cenário de desmonte da Política de Assistência Social. 

 Palestrantes: Leovane Gregório – Servidor público da área da Assistência Social há mais de 20 anos. Gerente de Desenvolvimento e Capacitação de Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal. Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia 1ª Região / CRP 01-DF e membro da Coordenação Estadual do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS.

Solange Maria Rodrigues Pereira – Psicóloga com especialização em Psicologia aplicada ao Social pela PUC/PR. Servidora pública do município de Pinhais na Secretaria Municipal de Assistência Social, com atuação na Proteção Social Básica. Membro da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do Conselho Federal de Psicologia – CONPAS/CFP.

Mediador(a): Junio de Souza Alves – Psicólogo pela PUC-GO. Especialista em Gestão de Saúde. Psicólogo do Centro de Referencia Especializado em Assistência Social de São Felix do Araguaia. Conselheiro e membro da Comissão de Psicologia de Assistência Social – CRP/18.