16/03/2015 às 14h17 - Atualizado em 16/03/2015 às 14h17

Conselheira do CFP apresenta CONPAS em evento no Ceará

I Seminário de Psicologia e Assistência Social ocorreu em Fortaleza

 Nos dias 5 e 6 de março, Fortaleza foi sede do I Seminário Psicologia e Assistência Social – Desafios e Possibilidades, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP-11/Ceará) e com a parceria da Faculdade Metropolitana de Fortaleza – FAMETRO. O evento contou com a participação de profissionais da Rede de Assistência Psicossocial do estado de Ceará e de estudantes dos cursos de Psicologia e Serviço Social da FAMETRO, bem como de outras Instituições de Ensino Superior daquele Estado.
foto-mesa

A mesa de abertura foi composta pela conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e integrante da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) da Autarquia, Meire Nunes Viana. Além de Meire, compuseram essa mesa o presidente do Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP-11- Ceará), psicólogo Elton Alves Gurgel, a assistente social Jossuleide Cavalcante, presidente do Conselho Regional de Serviço Social da 3ª Região (CRESS-3/Ceará), a coordenadora do curso de Psicologia da FAMETRO, professora Teresa Gláucia Gabriele e a professora Ana Rosa Alves da Silva, representando a coordenação do curso de Serviço Social daquela entidade.

Meire Viana debateu o papel ético-político do (a) psicólogo (a) que atua no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como os desafios do exercício profissional diante das condições de trabalho e a precarização das formas de contrato.

 

CONPAS

IMG-20150316-WA0001A conselheira do CFP fez a apresentação dos trabalhos da CONPAS, da qual também é integrante, visando mobilizar a categoria com vistas a pensar coletivamente no fortalecimento desta prática profissional. “A CONPAS é um espaço para a construção de referências afirmativas da Psicologia no SUAS, considerando que muito do material produzido atualmente apresenta muito mais ‘o que não fazer’”, destacou Meire Viana.

As demais mesas redondas do evento foram “Práxis Psicológica na Assistência Social e a Interdisciplinaridade”, “Violações de Direitos da Criança e do Adolescente e a Rede de Proteção”, “Orçamento e Controle Social” e “Condições de Trabalho do Psicólogo na Assistência Social”.

Com informações da FAMETRO