23/06/2016 às 14h48 - Atualizado em 23/06/2016 às 14h48

Consulta pública sobre atuação no Suas está aberta a participação

Profissionais podem contribuir online até 14 de julho com nota técnica do CFP sobre parâmetros para a Psicologia no Sistema Único de Assistência Social

 

CONSULTAPUBLICA-SUAS

Até 14 de julho, os (as) profissionais de Psicologia podem ajudar a definir novos parâmetros para sua atuação no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou, nesta sexta-feira (17), consulta pública online para a elaboração de nota técnica com essa finalidade.

Pelo formulário eletrônico é possível propor alteração do texto (sugerindo nova redação), exclusão de trechos ou inclusão de novos parâmetros. O documento-base e as orientações para participar estão disponíveis neste endereço.

“A proposta da nota técnica é apoiar as profissionais e os profissionais que atuam no Suas”, explica a psicóloga Carla Ribeiro, da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas) do CFP. “Queremos oferecer uma orientação que possibilite refletir sobre sua prática profissional e fazer escolhas condizentes com a atuação no Sistema.”

Ela lembra que, apesar de recente – a implantação do Sistema tem cerca de dez anos –, o Suas é um campo de atuação importante para a Psicologia no Brasil. “A presença de profissional de Psicologia é obrigatória (o) nas equipes de referência dos serviços socioassistenciais dos Cras e dos Creas, e há em torno de 23 mil psicólogas e psicólogos nesses centros”, destaca. “É importante consolidar a identidade profissional com esse campo de atuação, pois a Psicologia, como ciência e como profissão, tem muito a contribuir para a garantia da proteção socioassistencial à população.”

Além de orientações gerais e referentes à gestão do Sistema, a nota propõe diretrizes específicas para os três níveis de complexidade em que se organiza a rede de assistência e os variados equipamentos de proteção social que a compõem, voltados a segmentos específicos em situação de vulnerabilidade.