23/11/2020 às 15h35 - Atualizado em 23/11/2020 às 15h37

Impactos da pandemia para a população indígena serão tema de debate do CFP

Objetivo é dialogar sobre o papel e a atuação da Psicologia junto às populações indígenas na perspectiva das políticas sociais. Transmissão ao vivo será realizada no dia 29/10, às 15h, pelas redes sociais do CFP

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) irá discutir, no dia 29 de outubro, os impactos que a pandemia da Covid-19 tem gerado para a população indígena, bem como as principais dificuldades decorrentes do atual cenário que têm acometido essa população.

Proposta pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) do CFP, a live também objetiva – a partir dos diversos desafios que cercam o tema – dialogar sobre o papel e a atuação da Psicologia junto às populações indígenas na perspectiva das políticas sociais.

O diálogo será mediado pela presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes (CRP 13/5496), e contará com a participação da psicóloga indígena Vanessa Silva de Souza (CRP 14/07450-9), conselheira da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos (ABIPSI); da conselheira do CRP-10 (PA/AP) Eunice Guedes (CRP 10/00873); do psicólogo indígena Soilo Urupe Chue (CRP 18/05648), da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso; e da psicóloga e professora associada da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Dolores Cristina Gomes Galindo (CRP 06/83791). A transmissão será realizada ao vivo, a partir das 15 horas, pelas redes sociais do CFP.

Conheça as(os) participantes:

Vanessa Silva de Souza (CRP 14/07450-9)
(Vanessa Terena)
Psicóloga indígena formada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), conselheira e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Mato Grosso do Sul (CRP-14) e conselheira da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos (ABIPSI).

Eunice Guedes (CRP 10/00873)
Professora da Universidade Federal do Pará, conselheira secretária do Conselho Regional de Psicologia do Pará e Amapá (CRP-10) e também coordenadora da Comissão de Psicologia e Gênero e integrante da Comissão de Psicologia e Povos Indígenas do CRP-10. Além disso, Eunice coordena o Projeto Saúde, Cidadania – IQ, da Universidade Federal do Pará.

Soilo Urupe Chue (CRP 18/05648)
Indígena Chiquitano, bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Conselheiro Deliberativo e Assessor da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (FEPOIMT) e membro do GT “Psicologia e Povos Indígenas” do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP-18).

Dolores Cristina Gomes Galindo (CRP 06/83791)
Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT e no Programa em Psicologia e Sociedade da Universidade Estadual Paulista (UNESP) no câmpus de Assis (SP). Membro do GT Psicologia e Povos Indígenas do CRP-MT.

Serviço
Live “População indígena e as políticas sociais no contexto da pandemia”
Data: 29 de outubro de 2020
Horário: 15 horas
Transmissão ao vivo pelos canais do CFP no Youtube e Facebook.