27/04/2015 às 10h48 - Atualizado em 27/04/2015 às 10h48

Reunião do CNAS discute “o Suas que temos e o Suas que queremos”

A Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS — que aconteceu na última quinta-feira (16), discutiu a construção do processo de conferências de assistência social em 2015 com foco na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) até 2026. O slogan do encontro foi “Pacto Republicano do SUAS rumo a 2026 – O Suas que temos e o Suas que queremos” e aconteceu no auditório da Procuradoria Geral da República em Brasília (DF).

Os participantes fizeram um balanço da atuação do Suas, tratando de suas forças, fragilidades e principais metas e desafios a serem alcançados. Também foi abordada a abrangência da atuação do CNAS e sua interface com outros conselhos nas diferentes realidades regionais, além da realidade da política de Assistência Social no país.

Na parte da manhã, os representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Comissão de Monitoramento das Deliberações da CNAS participaram do painel “Balanço do Plano Decenal – 2005/2015 e Balanço do Monitoramento das Deliberações da IX Conferência Nacional de Assistência Social”.

No período da tarde, o painel foi “Processo de Conferências de Assistência Social – 2015”, em que os integrantes da Comissão Organizadora da X Conferência Nacional de Assistência Social deliberaram sobre o evento que acontece em dezembro. Logo antes do encerramento da reunião, os presentes aos painéis responderam perguntas da plateia.

Participaram dos painéis a Secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, o secretário Nacional de Renda e Cidadania, Helmut Schwarzer, a vice-presidente do Conselho de Assistência Social do Distrito Federal, Olga Jacobina, os representantes do Fórum Nacional de secretários de Estado da Assistência Social (FONSEAS), Célia Maria Melo de Souza Lima, do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), Maria Lúcia Marquim, do Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS), Vânia Maria Machado, e do Fórum Nacional dos Usuários da Assistência Social (FNUSUAS) Maria Eufrásia Agizzo. O representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP), uma das entidades da comissão organizadora da X Conferência Nacional de Assistência Social, foi Leovane Gregório.

Para Gregório, o desafio da reunião foi avaliar o que já foi feito e pensar no plano para os próximos dez anos. “A nossa perspectiva de crescimento vai da avaliação, organização e do planejamento dos desafios que queremos conquistar. Afinal, todos nós sabemos o que foi feito e o que precisa melhorar em cada localidade do país. Temos muito que comemorar e entendo que alguns processos precisam ser trabalhados e necessitam do um esforço ainda maior nosso, como a questão do financiamento. ”

Mobilização de outros segmentos

Em sua fala, o representante do CFP, destacou a baixa a presença de representantes dos segmentos beneficiários de ações da Assistência Social no evento e, ao lado de outros participantes, reforçou como uma das principais diretrizes da Comissão a mobilização desses grupos a participarem da X Conferência Nacional de Assistência Social. “Numa reunião 450 pessoas, nós tivemos apenas 25 usuários. Todos nós, gestores, trabalhadores e entidades temos que, cada vez mais, ter a clareza da importância das pessoas atendidas nesses processo porque, muitas vezes, elas serão fundamentais nos caminhos da políticas a serem implementadas”, finaliza Gregório.